terça-feira, 8 de outubro de 2013

video-histeroscopia diagnóstica + biopsia + dores

Na última sexta fui fazer a tal da histeroscopia + biopsia na "fábrica de bebês", cheguei pontualmente as 17h30 e depois de 1h me atenderam, as atendentes são super atenciosas e me preparou para o exame, me deu um remedinho debaixo da lingua, outro para não sentir dor e me deu um pirulito de coração, eu ri e ela disse: - toma um pirulito para você ficar tranquila durante o exame. Logo o médico entrou e falou que ia incluir nos estudos dele que o pirulito ajudavam na realização da histeroscopia rs.
O exame ia muito bem, até que, ele aplicou o gás carbônico que serve para distender as paredes uterinas, depois de alguns minutos, senti as visgadas, cólicas e as dores nos ombros, muito forte.
Logo depois de ter terminado o exame,  a minha pressão começou a cair. 
Ao terminar o exame, o médico disse que havia um pólipo endometrial. (Pólipo endometrial é um tumor benigno da parte interna do útero (endométrio) e acomete algumas mulheres principalmente na época próxima a menopausa. Em alguns casos, pode ser absolutamente assintomático, mas as mulheres comumente apresentam alterações menstruais para mais, como aumento do fluxo menstrual, aumento da duração da menstruação e cólicas menstruais.
Algumas mulheres em idade reprodutiva e com infertilidade, podem ter um pólipo endometrial como uma de suas causas.)
Vou aguardar o resultado e nada de preocupação!
Deixei o pirulito de lado e pedi água, ligaram o ar condicionado e abaixaram a maca, assim foi passando. Fiquei deitada por uns 10 minutos, sai de lá e fui aguardar a atendente do laboratório para fazer os procedimentos do convênio, o exame não teve cobertura do convênio, mas a biopsia sim, pois ele pediu alguns exames super importantes incluídos na biopsia.

Após o exame, fiquei na clinica por pelo menos 1 hora, aguardando aquela dor no ombro passar. Como eu havia ido de carro, queria estar bem para voltar para casa. A bateria do celular acabou justo na hora que falei para o marido que não estava passando bem.
Consegui ir para casa dirigindo, na calma e logo cheguei, com dor e deitei.

No dia seguinte, acordei com dor nos ombros, era uma dor parecido com dor muscular, doia quando eu inspirava,  tomei 1 dorflex pela manhã no trabalho e  outro depois do almoço, liguei na clinica e perguntei sobre a tal dor, ela disse que era normal, pois algumas pessoas são mais sensíveis que a outra.

.........

A histeroscopia diagnóstica é um exame realizado para observar a cavidade uterina e o canal cervical. Permite o diagnóstico de patologias intrauterinas e serve como método para intervenção cirúrgica.

Através da vídeo-histeroscopia, introduz-se pela vagina uma fina óptica no canal uterino, que leva luz ao seu interior, bem como um gás (gás carbônico) para distendê-la, tudo controlado pelo histeroflator automático que oferece proteção e segurança quanto à absorção de gás carbônico pela paciente. A essa ótica acopla-se uma micro câmera, que leva a imagem até um monitor de TV permitindo assim a visualização do canal cervical com uma nitidez magnífica e as patologias existentes neste local. Após o exame a paciente poderá retornar às suas atividades cotidianas normais. Todos os exames são fotografados.
Indicações diagnósticas:

•   Infertilidade.
•   Abortamento habitual.
•   Sangramento uterino anormal.
•   Pólipos.
•   Miomas.
•   Aderências.
•   Espessamento do endométrio.
•   Adenocarcinoma do endométrio.

A histeroscopia apresenta menos de 1% de complicações cirúrgicas. Indicações Cirúrgicas:

•   Retirada de miomas
•   Retirada de pólipos.
•   Retirada de sinéquias (cicatrizes) ou de septos (alteração congênita).
•   Ablação do Endométrio (alternativa à histerectomia) para diminuição de hemorragias.
•   Remoção de corpo estranho.
•   Biópsia dirigida.
•   Cateterização tubária.

A realização de investigações e diagnósticos é ambulatorial e não requer internação. As histeroscopias cirúrgicas são feitas sem incisões ou cortes, em ambiente hospitalar, com internação de, no máximo, 24 horas.

Pacientes que vão ser submetidas a um tratamento de fertilização assistida devem ser avaliadas previamente por meio da histeroscopia, para que haja a detecção e o tratamento prévio de qualquer alteração que possa interferir no processo de nidação do embrião, aumentando, com isso, a taxa de implantação e as chances de sucesso da fertilização.

Fonte: Clinica Gera

3 comentários:

  1. Ontem fiz este exame, senti uma dor tão intensa nunca senti isso na minha vida, minha pressão caiu muito chegou a 7 por alguma coisa, e os batimento cardíaco também medico avisou que poderia haver dor e neste caso teria que fazer outro dia com anestesia mas como moro longe resolvia fazer no mesmo dia, já ouvi outras pessoas que fizeram e já não sentem tanto que é só uma cólica normal o médicos disse que são poucos os casos semelhantes ao meu, ele atendeu umas 4 pessoas antes de mim e o exame foi rápido e pelo que pude observar não tiveram nenhum problema, enfim cada organismo é diferente do outro, então se caso sentir receio converse com o médico e peça para fazer com a anestesia.

    ResponderExcluir
  2. Hoje fiz a histeroscopia diagnóstica e também senti uma dor no ombro direito muito forte além de queda de pressão e cólica, mas logo passou. A minha médica relatou que essa dor no ombro é um bom sinal, significa que o gás passou pelas trompas atingindo a região abdominal e o nervo frênico refletindo em dor no ombro. Imaginei que fosse tensão e nervosismo por conta do exame.

    ResponderExcluir
  3. Também fiz esse exame, não me deram nada pra tomar, senti uma dor imensa, meus batimentos cardíacos aceleraram, depois continuou doendo e até vomitei, talvez se eu tivesse tomado um analgésico bem antes não teria sentido tanta dor, além disso fiquei sangrando, pouquinho, por vários dias.

    ResponderExcluir