quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Gravidez x Vegetarianismo















Vegano  é o individuo que  segue a filosofia de vida  vegana. Não consome nada que gera exploração animal ou humana. Isso inclui a alimentação, o vestuário e todos os outros aspectos da vida.

“Não come carne? E o bebê?” Se você é adepta do vegetarianismo, prepare-se para ouvir essa pergunta. O segredo do sucesso é equilibrar a dieta de maneira segura e não descuidar dos suplementos.

O embrião e o feto necessitam de  vitaminas e energias para se desenvolver no ventre da mãe.
Sabemos que a alimentação correta começa antes mesmo da concepção, vejo o vegetarianismo como uma filosofia de vida e não exclusivamente alimentação saudável. Iniciei minha vida com alimentação sem origem animal  pouco depois que parei o AC e comecei minha luta por engravidar a 2 anos.
Comecei a me questionar muito sobre a minha alimentação e porque eu comia carne, por que eu tinha matar para comer? Por que matar um animal indefeso para suprir as minhas necessidades? Por que? Por que? E depois de muitos porquês, decidi ler a respeito e optar por parar de vez, nada gradativo, decidir e fazer.
Alguns meses depois eu contei ao meu marido, que como um carnívoro convicto me fez várias questões e disse que teriamos que mudar nossa vida devido a minha opção, tentei explicar muitas e muitas vezes, disse que faria comida pra ele, mas que para mim seria outra. Hoje, ele me respeita mais e até cozinha pra mim, a alimentação dele mudou também, continua comendo carne, mas em porções bem menores. Dificilmente compro carne, faço outras opções de proteína e às vezes ele reclama e outras, ele adora e concorda que precisa se alimentar melhor.
Mas voltando ao vegetarianismo x gravidez, me lembro que fui a uma GO e ela me disse: - mas como você quer engravidar e não comer carne, isso é um absurdo e blá blá blá, nem preciso dizer que não voltei lá. Não quer ajudar, então respeita a minha opção.
Desde então venho cuidando da alimentação enquanto o bb não vem, faço uso de complementação de vitaminas, tomo o ácido fólico e B12, sabemos que na gestação a alimentação da mulher precisa aumentar apenas 300 calorias por dia, ninguém precisa comer por 3. Não posso negar que brigo com a balança, sempre briguei, memso quando fazia academia todos os dias, 2 a 3 horas de treinos diários e pedalava aos finais de semana e mesmo assim meu corpo não ficou como eu queria.
Hoje, estou bemmmmm tranquila, pedalo, estou tentando voltar a correr, faço yoga. Meu corpo não esta perfeito, acho que nunca vai estar, mas prefiro estar com a mente tranquila e com hábitos saudáveis, esperando meu sonho chegar.
A verdade é que ninguém precisa de uma quantidade tão grande de proteína, a sociedade fala muito e sabe pouco.
Os maiores riscos na gravidez e na vida do vegetariano é a insuficiência de vitamina B12, de ferro, cálcio e de zinco, os riscos são maiores nas pessoas vegans (aquelas que não se alimentam de leite/ ovos/ queijo), as ovo-lacto-vegetarianas como eu, conseguem assegurar um maior  absorção desses nutrientes.
As vantagens de uma grávida vegetariana é de um melhor controle do peso corporal, melhora no trânsito intestinal e de melhor controle de saciedade devido a uma elevada ingestão de fibras através do consumo de cereais e legumes.
Costumo dizer que minha opção alimentar é super benéfica e equilibrada, mas é preciso ter bom senso.
As carências de ferro, vitamina B12, ácido fólico, zinco e cálcio, são sem dúvida os maiores riscos que uma grávida vegetariana corre.
O importante é estar atenta e em equilíbrio com o corpo, não engravidei ainda, mas acredito que podemos sim seguir uma gestação super tranquila e saudável.

Algumas vegetarianas, Penélope Cruz, Fernanda Lima, Alicia Silverstone, Rita Lee, Demmi Moore, Liv Tyler, Karina Bacchi, Leticia Sabatella, Cameron Diaz.




Natalie Portman  (foto) que é vegan e interrompeu a dieta vegan quando teve muitos desejos durante a gestação, ela sentiu o corpo pedir por ovos e laticíneos.




1º de novembro - Dia Mundial do Vegano





Mais informações: www.centrovegetariano.org







Deixe seu comentário, vou gostar :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário